domingo, 5 de setembro de 2010

Momento da Genética : "O clone"

Durante seculos o homem vem tentando deixar de ser criatura para se tornar criador...


Hoje isso é possível através do processo de clonagem,que consiste em retirar o núcleo de um óvulo não fertilizado e acrescentar nesse óvulo o núcleo de uma célula adulta(célula que dará origem ao clone).


O primeiro clone feito em um mamífero foi feito de uma ovelha chamada,Dolly.Ela não foi criada em um dia,foram necessárias 277 tentativas para fazê-la.Que dessas 276 embriões,que não chegaram a termo.
Até hoje poucos por cento de embriões de clones nascem e a saúde dos sobreviventes está sendo questionada.Dolly,por exemplo sofre de artrite e pode ter outros sinais de envelhecimento precoce.



A clonagem tem dois objetivos completamente diferentes,a maioria das pessoas acham que se trata apenas de fazer a cópia de um animal ou de uma pessoa isso se chama "clonagem reprodutiva",


mas existe outro tipo a "clonagem terapêutica",que tenta fazer peças extras para ajudar os doentes a substituir órgãos ou tecidos.Alguns exemplos de doenças que podem ser curadas com esse tipo de clonagem são:A artrite,esclerose múltipla,diabete e mal de Parkinson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário